Olá meninas, tudo bom?
Vou falar um pouco aqui sobre essa experiência que vivi recentemente, que foi a de perder quase 20kgs. 19,5kgs para ser mais precisa.
No final de 2010 eu estava desanimada com praticamente tudo o que estava acontecendo e parece que nada andava. A ansiedade também era enorme, e descontava tudo em cima de pizzas, doces, chocolates e principalmente na Coca-cola.
Como é de praxe na vida de todo mundo, quando chega na época de festas de fim de ano, todo mundo sai pra comprar roupas novas. E foi aí que eu comecei a me desesperar pois, meu tamanho "sempre" foi 44, e de repente uma calça 44 não passava nem na minha perna mais. Após tentar a 46 sem sucesso, percebi que apenas a 48 servia, e muito apertada. Meu rosto estava literalmente uma lua, e nenhuma roupa ficava boa. Nem aquele truque do "usa preto, que preto favorece" funcionava. Fiquei extremamente deprimida e pela última vez descontei na comida.
Ao final de fevereiro de 2011 eu vi que tinha sido aprovada no vestibular da UFRJ e isso me deu o empurrão que eu precisava para começar a dieta e abandonar meus velhos hábitos nem um pouco saudáveis.
Lembro que comecei a dieta no carnaval de 2011, aproveitando a minha rotina louca no carnaval, que é não parar quieta e quase não comer.
Comecei uma reeducação alimentar e nos primeiros meses só comia verduras, legumes e frutas. Sucos só com adoçante ou natural, e de proteína só comia peixe.
Já no primeiro mês emagreci 4kgs. Mas o que era 4kgs para quem queria perder 23kgs?! Meus pais até ficaram com medo se eu iria aguentar "o tranco" da dieta, pois eu tava acostumada a só comer porcaria e em quantidades colossais. O que eu mais ouvia era "Ahh, não é por que você emagreceu um pouco que agora pode voltar a comer...". E é verdade. Esqueça que você está realmente emagrecendo e principalmente esqueça que existe carboidratos, gluten e gordura trans no mundo!
Aos poucos fui me acostumando, aprendendo a gostar de verdade do que eu estava comendo. Você cria esse laço com a comida que te faz bem e te faz emagrecer. Só depois de 6 meses voltei a saber o que era pão, e o integral ainda por cima.
E aos poucos, com paciência e muita força de vontade fui emagrecendo.
Quem me conhece sabe que eu não faço nenhuma dieta louca, e muito de vez em quando como umas besteiras. Mas jamais volto com meus hábitos alimentares de antes. Sofri consideravelmente (graças a Deus me adapto bem a mudanças) por um bom tempo e cheguei muito longe para simplesmente abrir mão disso tudo agora.
Saí dos 82,5kg para os 63kg (sendo a minha meta os 57kgs). Do manequim 48 para o 38. Mas isso tudo só foi possível porque coloquei na cabeça que estava disposta a emagrecer custe o que custasse, mantendo a paciência, força de vontade e praticando exercícios pelo menos 3 vezes por semana.
Não adianta nada dietas radicais, que você para de comer tudo por uma semana. Por que na semana seguinte você vai querer compensar tudo o que não comeu e vai engordar o dobro do que emagreceu. Dieta e paciência caminham lado a lado, e para a coisa funcionar bem você tem que se impor alguns limites e planejar MUITO as suas atividades. No começo eu anotava TUDO o que eu comia e fazia um somatório de quantos pontos eu tinha alcançado naquele dia, sem nunca estourar o meu limite. (Veja Dieta dos Pontos no site da Abril) Hoje sei a pontuação daquilo que costumo comer sempre e procuro sempre me manter dentro do meu limite diário de calorias.
Cabendo no shortinho da quinta série. :D
Bom, é isso meninas. Me contem nos comentários as suas experiências com dieta, se gostaram das dicas e etc. Em breve pretendo postar sobre alimentos saudáveis e gostosos, aqui no blog. Então como sempre, só ficar de olho.