sábado, 5 de maio de 2012

Sobre dieta

Olá meninas, tudo bom?

Vou falar um pouco aqui sobre essa experiência que vivi recentemente, que foi a de perder quase 20kgs. 19,5kgs para ser mais precisa.
No final de 2010 eu estava desanimada com praticamente tudo o que estava acontecendo e parece que nada andava. A ansiedade também era enorme, e descontava tudo em cima de pizzas, doces, chocolates e principalmente na Coca-cola.
Como é de praxe na vida de todo mundo, quando chega na época de festas de fim de ano, todo mundo sai pra comprar roupas novas. E foi aí que eu comecei a me desesperar pois, meu tamanho "sempre" foi 44, e de repente uma calça 44 não passava nem na minha perna mais. Após tentar a 46 sem sucesso, percebi que apenas a 48 servia, e muito apertada. Meu rosto estava literalmente uma lua, e nenhuma roupa ficava boa. Nem aquele truque do "usa preto, que preto favorece" funcionava. Fiquei extremamente deprimida e pela última vez descontei na comida.
Ao final de fevereiro de 2011 eu vi que tinha sido aprovada no vestibular da UFRJ e isso me deu o empurrão que eu precisava para começar a dieta e abandonar meus velhos hábitos nem um pouco saudáveis.
Lembro que comecei a dieta no carnaval de 2011, aproveitando a minha rotina louca no carnaval, que é não parar quieta e quase não comer.
Comecei uma reeducação alimentar e nos primeiros meses só comia verduras, legumes e frutas. Sucos só com adoçante ou natural, e de proteína só comia peixe.
Já no primeiro mês emagreci 4kgs. Mas o que era 4kgs para quem queria perder 23kgs?! Meus pais até ficaram com medo se eu iria aguentar "o tranco" da dieta, pois eu tava acostumada a só comer porcaria e em quantidades colossais. O que eu mais ouvia era "Ahh, não é por que você emagreceu um pouco que agora pode voltar a comer...". E é verdade. Esqueça que você está realmente emagrecendo e principalmente esqueça que existe carboidratos, gluten e gordura trans no mundo!
Aos poucos fui me acostumando, aprendendo a gostar de verdade do que eu estava comendo. Você cria esse laço com a comida que te faz bem e te faz emagrecer. Só depois de 6 meses voltei a saber o que era pão, e o integral ainda por cima.
E aos poucos, com paciência e muita força de vontade fui emagrecendo.
Quem me conhece sabe que eu não faço nenhuma dieta louca, e muito de vez em quando como umas besteiras. Mas jamais volto com meus hábitos alimentares de antes. Sofri consideravelmente (graças a Deus me adapto bem a mudanças) por um bom tempo e cheguei muito longe para simplesmente abrir mão disso tudo agora.
Saí dos 82,5kg para os 63kg (sendo a minha meta os 57kgs). Do manequim 48 para o 38. Mas isso tudo só foi possível porque coloquei na cabeça que estava disposta a emagrecer custe o que custasse, mantendo a paciência, força de vontade e praticando exercícios pelo menos 3 vezes por semana.
Não adianta nada dietas radicais, que você para de comer tudo por uma semana. Por que na semana seguinte você vai querer compensar tudo o que não comeu e vai engordar o dobro do que emagreceu. Dieta e paciência caminham lado a lado, e para a coisa funcionar bem você tem que se impor alguns limites e planejar MUITO as suas atividades. No começo eu anotava TUDO o que eu comia e fazia um somatório de quantos pontos eu tinha alcançado naquele dia, sem nunca estourar o meu limite. (Veja Dieta dos Pontos no site da Abril) Hoje sei a pontuação daquilo que costumo comer sempre e procuro sempre me manter dentro do meu limite diário de calorias.

Cabendo no shortinho da quinta série. :D

Bom, é isso meninas. Me contem nos comentários as suas experiências com dieta, se gostaram das dicas e etc. Em breve pretendo postar sobre alimentos saudáveis e gostosos, aqui no blog. Então como sempre, só ficar de olho.

7 comentários:

  1. ah, que orgulho q me da de ver esse post. Só a gente sabe o quanto é dificil, mas manter, quase ninguem consegue viu. Miga c é um exemplo pra mim LOL'
    Na verdade a pior coisa que a pessoa pode fazer é ficar sem comer absolutamente nada. Isso volta tudo em dobro depois, eu que o diga :(
    Mas quando a gente coloca uma coisa na cabeça, a determinaçao flui pra todos os poros do corpo. Ai fica bem dificil nao continuar! To adorando ver vc assim, magra , linda e feliz consigo mesma, que é o mais importante!

    ResponderExcluir
  2. ADOREI! Gostei muito do seu post, os detalhes da sua dieta e tudo o mais.. Eu tb tô fazendo dieta e nunca pensei nessa dos pontos? Funciona mesmo? Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Caroline. Funciona sim, por que ela é nada mais nada menos que reeducação alimentar. Você pode comer de tudo, desde que dentro do teu limite de pontos diários. :D

    ResponderExcluir
  4. Obrigada! Vou tentar!

    ResponderExcluir
  5. Suzy, que exemplo, viu...que força de vontade. Você tá linda!!! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Amigaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, to muito feliz com isso tudo que eu li, infelizmente não tivemos contato direito no ultimo semestre, mas tivemos no começo de 2011 e agora vivemos nos esbarrando, e to muitíssimo orgulhosa de ti viu.
    Um dia desses eu me inspiro em vc pra valer e começo a minha dieta rs.
    bjssssssss.

    ResponderExcluir
  7. Adorei! Estava esperando ansiosamente por essa postagem. Adorei de verdade! Parabéns.

    ResponderExcluir